sábado, 9 de julho de 2011

O que é Translação e Rotação?

Oi pessoal, sou eu a Klyvia. Em um belo dia de inverno, lá esteva eu lendo um pequeno livro sobre profissões, tinha várias mas a mais interessante que eu achei foi a ASTRONOMIA. Pronto decidi o que eu vou ser quando eu crescer, vou ser astrônoma. Para quem não sabe, a astronomia é a ciência que estuda os astros, e quem vai nos ensinar isso é o nosso querido Astronauta. Tomara que vocês aprendem. Vai é com você Astronauta:
  Oi pessoal, antes de mais nada vou ensinar a vocês os nomes de cada planeta do nosso sistema solar:
1-Mercúrio
2-Vênus
4-Terra
5-Marte
6-Júpiter
7-Urano
e
8-Netuno
Cada planeta dá dois tipos de voltas, a TRANSLAÇÃO  e a ROTAÇÃO. Rotação e translação são dois movimentos que marcam a passagem do dia e da noite, e também determinam as estações e os anos. A rotação é a volta que a Terra dá em torno de seu próprio eixo imaginário, do Polo Sul ao Polo Norte. A rotação da Terra na verdade não dura um dia exato de 24 horas, mas 23 horas, 56 minutos e 4 segundos. Isso acontece porque o planeta, ao mesmo tempo, tem movimento de translação, ou seja, gira em volta do Sol, apenas uma pequena parte.

 Por isso é que existe o chamado dia sideral, que é a volta da Terra em torno do seu eixo. Já o dia solar, de 24 horas, é o período de rotação do planeta em relação ao Sol. 
A volta completa da Terra em torno do Sol também não dura exatos 365 dias, mas 365 dias, 
6 horas, 9 minutos e 5 segundos. É na translação, combinada com a inclinação do eixo da Terra, que ocorre a variações das estações do ano (verão, inverno, primavera e outono). A órbita ou trajetória da Terra no seu movimento em volta do Sol lembra uma elipse levemente achatada.
Bom pessoal, a gente acaba por aqui, mas amanhã tem mais. Tchau. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário